quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Programação Afro em Tibau do Sul !

Mês da Consciência Negra!


Por: Rosangela Nascimento


Foto: Luiz Edé @luizedeee
Que Tibau do Sul - RN, tem belezas infinitamente naturais todos, todas e todes já sabem. Fica a pergunta, você conhece a cultura negra de Tibau?
Se, a sua resposta for não, leia o texto até o final.


O nome da cidade é de origem indígena, que quer dizer "entre duas águas" porque o povoado se localizava entre a Lagoa Guaraíras e o Oceano Atlântico.

De acordo com a constituição da República Federativa do Brasil de 1988. A Fundação Cultural Palmares certifica o Quilombo da Praia de Sibaúma. Portaria nº 26/2005, de 38570 Quilombo certificado 2020(https://www.ipatrimonio.org/tibau-do-sul-quilombo-sibauma)

O dia da Consciência Negra, é comemorado em 20 de novembro, marco da morte do líder Zumbi dos Palmares em 1965, e reivindica figuras históricas como símbolo de resistência. Assim como Dandara, Ganga Zumba e Acotirene.

A República dos Palmares foi o primeiro grito por libertação do povo negro. Por isso, inspira resistência, sentimentos aguerridos de viver com dignidade.

As leis 10.639/03 e 11.645/08 tornam obrigatório o ensino da história e cultura Africana, Afrobrasileira e indígenas no currículo escolar. A lei Ordinária municipal nº 510 de 27 de novembro de 2014. Que trata dos seus princípios, objetivos, estrutura, organização, gestão, inter-relações... Essa é completa no dizer literário, para ler, refletir, consultar ou até ignorar.

Fica o exemplo da continuidade e permanecer, viver e não desistir. Tal qual nossos ancestrais!

A cultura viva, pulsando, e emergindo pelos quatros cantos da cidade, é com esse sentimento que os fazedores e fazedoras da cultura de Tibau do Sul vem se organizando coletivamente e independente para pensar, projetos e ações no município.

Como novembro é o mês da consciência negra, uma programação farta estará acontecendo. A Ecofeira da Pipa, estará abrindo os festejos com uma programação diversificada e atrativa. Em seguida o GirArte Cultura & Educação convoca outras/os fazedores/as para o Dia da Consciência Negra, finalizando com a tradicional Noite dos Tambores ao som de muito Coco Zambê, Capoeira no Quilombo Sibaúma.

Cronograma:

10/11 A partir das 17:00 horas - Ecofeira Cultural da Pipa na Praça do Pescador. @ecofeiradapipa



20/11 Cortejo Afro Celebrando Zumbi e Dandara 18: 00 horas ( Roteiro: do Artesão da Música até a Praça do Pescador). @girartecultura


25/11 Noite dos Tambores - Quilombo Praia Sibaúma na Praça do Berimbau. A partir das 16:00 horas. @sibaumaquilombo


                  Registro  Mestre Capenga - Rejean Batista - @cultura.pipa
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário