sábado, 30 de março de 2024

Katu Experiências!

Vida, saúde e espiritualidade!

Por: Rosangela Nascimento

Curiosamente, a primeira pergunta que fiz. O que significa "KATU"? Logo, o jovem e atencioso guia Gledson diz: irei dizer! 

Entre muitas conversas e histórias, tudo regado diante de um enorme banquete de comidas típicas. Trazendo memórias por meio dos sabores. Ele explica: 

"Catu" vem da língua original tupi, e Katu significa" algo bom, ou melhor". O que ele exemplifica conforme o território em que reside. Local rico em cultura e tradição.

Em meio às trocas de conversas, enquanto nos deliciávamos com a calambica, cuscuz, tapioca, farofa de batata doce, farofa de jerimum, peixe, tilápia frito... para repor as energias. Nossos fazeres foram exibidos ao grupo, meu livro Histeria, e o material produzido pelo companheiro Joel. Percebemos que existe muito em comum com a comunidade indígena do Katu. 



 

E esse foi nosso primeiro registro, e ponto de partida de muito aprendizado e fortalecimento da Ancestralidade! 











E lá vamos nós!

Não irei aqui descrever todo o roteiro, estou aqui para despertar em vocês a curiosidade em conhecer e vivenciar. 


Almoço extraordinário regado de boas conversas e sabores. No Restaurante Pague e Pesque - Katu. 

´....

Trilha ecológica, banho de rio diante da árvore Mãe, pintura corporal... Cânticos e rezas com o aprendiz de Pajé Mucunã. 



E não podia deixar de falar desse lugar mágico e encantador, chamado Jardim da Cura, quintal da Mestra Maria Baixinha, gigante em sabedoria, conhecimento e amor! 

Pé na estrada, mas antes deixa eu falar algo importante. A Comunidade Katu tem a primeira escola indígena do Rio Grande do Norte, precisa melhorar a estrutura para acolher com mais  humanização os educandos/as. E, não poderei dizer que é urgente a demarcação do território para preservação e continuidade desses fazeres. 


Conheça o turismo de base comunitária Katu:

Nenhum comentário:

Postar um comentário