terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Inaldete Pinheiro Lança TRAVESSIAS – Coletânea de Poemas no Recife-PE




Foto: Página do Facebook da Escritora

Por: Rosangela Nascimento

Na próxima sexta-feira (27), no Restaurante do Hotel Central na Rua Manoel Borba Recife, às 18:00 horas. Acolherá o Lançamento do primeiro Livro de poemas “TRAVESSIAS — Coletâneas de Poemas” da ativista Inaldete Pinheiro, mulher negra aguerrida que fez de sua vida, poesias e histórias, erguendo trincheiras contra o preconceito e o racismo. Fortalecendo gerações, novos militantes e tornando-se uma inspiração para novas feministas e escritoras negras Pernambucanas.

Negro amor (Inaldete Pinheiro)

Que te chamam de vermelho

Que te chamem de mulato
Que te chamem de escurinho
Que te chamem de cor chegada
Que te chamem de moreninho
De nada nos importa
Tu és meu negro
Meu negro amor.
(Recife, 22 de abril 1981)


Entre passagens, cruzamentos de vidas lá vem e lá vai Inaldete criando e recriando, sempre inquieta e atenta aos acontecimentos da vida e o universo das crianças. Uma das maiores escritoras de literatura infanto juvenil. Que apresentará luz negra em forma de poemas! 

Existe uma mandinga só dela, que preenche cada cantinho do nosso estado com os fazeres desta griô.

Travessias - Coletâneas de Poemas, na minha opinião, é uma estrada pavimentada com búzios com uma guerreira soberana ao em vez de uma lança empunha uma pena. Ou, utiliza sua voz para narrar suas histórias, e, outra guerreira digita, transmiti ao universo como uma cabaça cheia jogada no mar. Devolvendo, por meio de suas ondas, amor, sabedoria, lágrimas, felicidades… 
Enfim, não deixe de prestigiar este lindo momento da Literatura Afro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário