domingo, 20 de maio de 2018

MOSTRA DE FILMES AFRICANOS DO RECIFE

#Socializando
Pernambuco Afro Cultural 

SINOPSES | 23 a 26 de Maio de 2018 | CINEMA SÃO LUIZ

Às 19:00 horas

Félicité

Direção: Alain Gomis
(Senegal, França, Bélgica, Alemanha, Líbano, 2017, 123’)

 


Félicité é uma mulher orgulhosa e independente que trabalha como cantora em um bar de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo. Sempre que ela sobe ao palco, parece deixar todas as preocupações de lado. Mas um dia, seu filho sofre um terrível acidente. Enquanto ele está no hospital, ela tenta desesperadamente conseguir dinheiro para sua operação, e começa uma jornada pelas ruas pobres e pelos bairros ricos da cidade. Um dos clientes do bar, um homem chamado Tabu, se oferece para ajudá-la. Relutante, Félicité aceita.

África sobre o Sena

Direção: Mamadou Sarr e Paulin Vieyra
(Senegal, França,  1957, 21’)


A África está na África sobre as margens do Sena ou no Quartier Latin? Interrogações "meio-amargas" de uma geração de artistas e estudantes à procura de sua civilização, sua cultura e seu futuro.

O Retorno do Aventureiro

Direção: Moustapha AlassaneDe
(Níger, França, 1966, 34’)



Regresso de uma viagem aos Estados Unidos, um jovem nigeriano oferece aos amigos da sua aldeia adereços de cowboys. A gangue vai perturbar a vida da aldeia e vai transformá-la em cidade de faroeste.

Contos cruéis de guerra

Direção: Ibea Atondi
(Congo, França, Mauritânia 2002, 51’)


Através da narração de uma volta ao Congo-Brazzaville, seu país natal, Ibea Atondi lança um olhar singular sobre as guerras da África contemporânea. Fascinada com a loucura assassina de Mignon, um miliciano destruído pelo álcool e pela droga, a narradora tenta descobrir os mecanismos que o levaram, ele e seus companheiros, a perder toda a dignidade humana. Para evocar o horror da guerra, não há imagens de violência, mas um trabalho metafórico apoiado pelos depoimentos de vítimas e carrascos.

À espera dos homens

Direção: Katy Ndaye
(Senegal, Bélgica, 2007, 52’)


Oualata, uma cidade vermelha na extremidade do deserto do Saara. Neste abrigo, frágil muralha contra a areia, três mulheres praticam pintura tradicional, decoram as paredes da cidade. Em uma sociedade aparentemente dominada pela tradição, religião e homens, essas mulheres se expressam sem reservas. Comentam livremente sobre o relacionamento entre homens e mulheres.

São eles os cães

Direção: Hicham Lasri
(Marrocos, França, 2013, 85’)


Depois de vinte anos na cadeia, um prisioneiro político é solto em meio à Primavera Árabe. Uma equipe de televisão está fazendo uma reportagem sobre os movimentos sociais no Marrocos e decide segui-lo pelo seu passado.

Wùlu

Direção: Daouda Coulibaly
(Mali,França, Senegal, 2016, 95’)


Ladji tem 20 anos. Ele trabalha duro como um piloto aprendiz em Bamako. Quando uma promoção que ele acredita ser merecida lhe é negada, decide entrar em contato com Driss, um traficante de drogas que lhe deve um favor. Com dois amigos, Ladji mergulha no universo do tráfico de cocaína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário