sexta-feira, 25 de maio de 2018

A África em mim. Saúda a África em você!

25 de Maio dia Mundial da África

                                                                                                                  Por: Rosangela Nascimento

 Recomeço

Já que não posso ir à África
Trago ela para dentro de mim
Pelo meu Orí
Pelo meu falar
Ato de gesticular e cantar
Coloco um turbante
Faço tranças no cabelo
Tudo muito elegante

Lá no Terreiro falo iorubá
Escuto histórias de Deusas
Oxum, Oyá e Obá
Força, energia e vitalidade
Somente por ela
Mãe África é ela
Quem ensina a recomeçar!


O dia 25 de maio é considerado o dia da África desde 1963, foi criada nesta data a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, objetivando proteger e emancipar o continente africano. Foi em 1972 , que a Organização das Nações Unidas (ONU) estipulou o dia 25 de maio como Dia da África, ou Dia da Libertação da África. 
A OUA, não demonstrando competência para solucionar os conflitos cotidianos dos territórios, pois os índices econômicos não eram favoráveis, os golpes de estados e guerras civis se espalharam por várias partes do Continente.
Portanto, no dia 12 de julho de 2002, o Presidente da OUA, o Sul-africano, Thabo Mbeki declarou o fim da Organização de Unidade Africana, assim surgiu a União Africana (UA), vislumbrando sobrepujar os problemas apresentados pelo continente.
Pensando em solucionar os desafios, o dia 25 de maio foi o princípio, o impulso, o querer de uma África livre, com seus governos, aspirações de um futuro igualitário.
O mundo celebra o dia da África, porém o feriado só acontece nos países como o Gana, o Mali, a Namíbia, a Zâmbia e o Zimbabwe.
No Brasil o dia é dedicado para reflexão, reconhecimento da história e da cultura africana. Lembrando a luta pela independência do continente africano, contra o Apartheid, logo o anseio pela organização, união e liberdade plena do povo africano.
África em mim, saúda a África em você revelando toda beleza, diversidade e riqueza cultural herdada e cultivada na nossa memória. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário