quarta-feira, 27 de maio de 2015

Caranguejo Não é Peixe!

Imagem Google
Por: Rosangela Nascimento

Imaginemos um enorme manguezal, cheios, repletos de caranguejos, como se comportam. Fogem ao perceber que algo estranho aparece, logo, logo entram em suas tocas, não se deixam ser pegos facilmente!  Arma-se com suas patas enormes que parecem dois alicates cortantes!

E quando pegos, quando estão em grupos duelam entre si, sobem um em cima do outro, é a lei do mais forte, quem chega ao topo sofre menos, não leva tanto peso ou pancadas. E no mangue, a lama que saúda a Nanã, velha mulher negra sábia e enorme poder de cura, salubá!

E caranguejo não é peixe, ele vive na maré, imerso no mangue, na lama de Nanã Bubuku, e tudo é vida, mistério e prospecção natural.
Observando, e curiosamente a olhar e espiar como funciona a sociedade, retrógrada composta de seres humanos mesquinhos, falsos, sem escrúpulos algum! 
Assim são alguns os que são desprovidos de respeito e felicidade e amor, pois quem ama incondicionalmente, além de se próprio respeita o seu próximo. Não vira caranguejo, não vive imerso na lama.

A lama interior, onde muitos não conseguem, se desatolar. Estes vendem caranguejo como salmão, sardinha como bacalhau. Olhos brilhantes e fala manso, um sorriso que a cada momento de fala, joga um pouco de veneno. Tudo para chegar ao topo, mas não importa em quem irá pisar, as mordidas são fatais e imorais. Arrancando pedaços, lascas de tempo!

Tempo, esse é um construtor de tudo que existe e tem vida, o manguezal precisa de tempo para reflorestar, para procriação. A mãe natureza em sua imensa sabedoria necessita de pausa para se restabelecer, as fêmeas são respeitadas porque a elas foi concedido o feito de gestar.

E caranguejo que não é peixe, e peixe o homem é! Pois é, frágil e abre a boca com facilidade para receber alimento. Imerso na lama imoral politicamente incorreto, mas com um sorriso sedutor que encanta até sereia em alto mar. Há lodo em seu coração, e um só objetivo chegar ao topo, subir!

E na enchente da maré, o caranguejo que não é peixe, procura abrigo e para onde irá? Onde a solidariedade possa abrigar, os valores morais fazem sentido, pois a natureza em sua grande sabedoria prepara o retorno à renovação da água, assim vem à chuva alaga o mangue transformando a lama que ganha novos minerais. Entre idas e vindas, noites e dias tudo faz sentido. Caranguejo não é peixe, mas caranguejo o peixe é?


Nenhum comentário:

Postar um comentário