segunda-feira, 25 de maio de 2015

10 curiosidades sobre a África do Sul

Google Imagem
Está pensando em fazer um intercâmbio em um país exótico e simpático? A áfrica do Sul é um país com uma história fascinante, um povo acolhedor, belíssimas paisagens e um baixíssimo custo de vida.
África do Sul foi colonizada por holandeses e posteriormente pelos ingleses, a língua inglesa se tornou um dos idiomas oficiais do país, sendo o mais falado.Entre suas características geográficas, as que mais chamam a atenção são o seu relevo, que proporciona belíssimas paisagens, e a sua variação de altitude, que permite diferentes temperaturas e garante um clima tropical como o do Brasil.
Curiosidade 1 – A África do Sul tem 10 prêmios Nobel
Três para Medicina, dois para Literatura, 1 para Química e 4 para Paz – Albert Luthuli, Frederik de Klerk, Nelson Mandela e Desmond Tutu. O curioso é que os dois últimos da lista moraram na mesma rua emJoanesburgo, na Vilakazi Street. Ah, apenas a título de comparação, o Brasil não tem nenhum Prêmio Nobel.
Curiosidade 2 – Os sul-africanos amam carne
Uma outra curiosidade sobre a África do Sul é que os sul-africanos são loucos por carne e o churrasco (que eles chamam de braai) é o evento social número 1. As pessoas fazem churrascos em qualquer lugar, até em pequenos apartamentos. As churrasqueiras também estão presentes nas áreas públicas de lazer, como praias ou nos parques nacionais. É comum encontrar pratos com carnes diferentes, de antílope, avestruz, javali, zebra e crocodilo.
Você acha que essa curiosidade sobre África do Sul também vale para o Brasil? ;)
Curiosidade 3 – Na África do Sul existe uma certa ‘rixa’ entre Rugby e Futebol
Infelizmente essa curiosidades sobre a África do Sul não é nada positiva: seus esportes mais populares são o rugby e o futebol, mas o que todos dizem (e isso pode ser facilmente comprovado dentro dos estádios) é que o rugby é o esporte dos brancos e o futebol, dos negros. Era assim durante o apartheid e, nesse quesito, houve poucas mudanças.
Curiosidade 4 –  As vuvuzelas continuam fazendo barulho na África do Sul
Elas ganharam destaque durante a Copa do Mundo de 2010, mas engana-se quem pensa que a corneta perdeu espaço depois do Mundial. O objeto, considerado um símbolo do país, continua sendo vendido na porta dos estádios e usado normalmente pela população local.
Curiosidade 5 – A África do Sul tem três capitais
Já citamos essa curiosidade sobre a África do Sul em outros posts, mas não custa lembrar: Pretória é a capital administrativa, onde fica o presidente;Cidade do Cabo, a capital legislativa; e Bloemfontein, a capital judiciária. Só não pergunte o motivo.
Curiosidade 6 – Os vinhos locais são excelentes
Esse item não é uma novidade para quem entende do assunto. Mas os leigos provavelmente não sabiam que, após o fim do apartheid (anos 90), a produção de vinhos na África do Sul se desenvolveu e ganhou destaque. A Cidade do Cabo é a porta de entrada para vitivinicultura do país e é nessa região que estão concentradas as principais vinícolas do país. Os vinhos sul-africanos são bem baratos, até em restaurantes!
Curiosidade 7 – A tomada é muito diferente
Esqueça os adaptadores universais – provavelmente, eles não terão utilidade alguma na África do Sul, já que você terá que comprar um específico em algum supermercado do país. As tomadas são bem excêntricas: três bolinhas grandes que formam um triângulo.

Curiosidade 8 – A fruta típica da África do Sul é a marula

Nunca ouviu falar? Engano seu… No Brasil, a conhecemos (indiretamente, talvez) por causa do licor Amarula. Mas na África do Sul a marula é usada para sucos, geleias e licores. Do caroço é fabricado um óleo protetor para a pele e as folhas da árvore são usadas para tratar a má digestão. A fruta é azedinha e rica em vitamina C. Há quem diga que também serve de afrodisíaco.

Curiosidade 9 – As leis de trânsito são parecidas com as brasileiras

Dirigir na África do Sul para nós, brasileiros, não é um problema: as leis são muito parecidas e a sinalização de trânsito também. A nossa CNH é válida como documento para quem quer alugar um carro. O “pequeno detalhe” é a mão inglesa. Sim, não é a Inglaterra, mas é como se fosse: o volante está à direita.
Curiosidade 10 – A venda de bebidas alcoólicas é restrita
A venda de álcool é proibida antes das 9h da manhã e depois das 19h em supermercados e lojas de bebidas. Por isso, é preciso se programar para adquirir esses produtos, que não são comercializados para menores de 18 anos. É proibido também beber na praia.
Fonte:http://www.descubraomundo.com/blog/africa-do-sul/curiosidades-sobre-africa-do-sul/

Nenhum comentário:

Postar um comentário