sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

NELSON MANDELA







Por: Rosangela Nascimento


Durante toda a existência, como é importante sonhar e acreditar que o seu sonho poderá mudar realidades, Nelson Mandela o herói que conheci em vida, ao ouvir o anúncio da sua morte as lágrimas foram rolando, e acredito que muitos homens e mulheres, negros e negras, e não negros choraram, um breve Adeus, pois Madiba já foi imortalizado pelo seu enorme feito. Enquanto assistia à televisão falava para a minha filha "registre esse fato em sua memoria, é a história diante de você!"   
Nelson Mandela líder considerado rebelde e digo que foi obstinado,  presidente da África do Sul no período de 1994 a 1999. Senhor Rolihlahla Madiba Mandela primordial no movimento antiapartheid  foi o representante de seu povo um guerreiro incansável, considerado uma ameaça pelo governo sul Africano e por este passou quase três décadas na prisão.  O Movimento realizou uma enorme mobilização com o Tema Liberte Mandela! 

O menino que saiu da aldeia para estudar formou-se em Direito, a não violência era a palavra de ordem. É importante lembrar que o apartheid negava aos negros, e estamos falando da maioria mesmo da população, entre mestiços e indianos, os direitos políticos, sociais e econômicos. Como se pensa numa população que não vota, não escolhe seu representante?    





Durante todo o processo de reconstrução política e moral dos sul Africanos Mandela foi um líder presente, dois , momento que destaco de grande relevância a carta da liberdade  que se tornou o documento com um programa basilar para causa antiapartheid (1955) e o massacre de Sharpeville (1960). 

Passou 27 anos na cadeia, saindo com seus 72 anos com o clamor do “Liberte Mandela" que ecoava pelo mundo afora, Mandela negou a liberdade condicional para não contribuir com a luta armada. Em 1993 Nelson Mandela e Frederik de Klerk receberam o Prêmio Nobel da Paz. 


Primeiro presidente negro da África do Sul, após engajou-se na luta pelos Direitos Humanos, lançou uma campanha para recardar fundos contra a AIDS que teve a chamada 46664 número que usou durante o tempo que passou na prisão. Criticando a política externa. 

Não nego que seja de arrepiar ouvir, ver todos os noticiários falando, o ser iluminado herói construtor de sonhos contemporâneos. Já na história dia 05 de dezembro, morte do Líder Nelson Mandela e eternizado em nossos corações e mentes!  



Vídeos Recomendados!



Nenhum comentário:

Postar um comentário