sábado, 27 de janeiro de 2018

Mãe Elda de Oxóssi

#Heroínas Anônimas



Se não for por amor não vai em frente. Eu não tenho casa, quem tem é o maracatu, eu tenho a comunidade dentro da minha casa, cuidando das coisas do maracatu. Quando eu vejo aquele batuque do maracatu na rua, chega a doer, eu choro de emoção. (Elda Viana)


 Elda Ivo Viana, mais conhecida como Mãe Elda de Oxóssi é Ialorixá e rainha do Maracatu Nação Porto Rico. Viúva por seis vezes, criou seus filhos e comprou seu barracão com a venda de frutos do mar na Praia do Pina, dando “aulas de reforço para crianças”. Hoje, Dona Elda promove diversas atividades culturais na comunidade. Diz ela que os vizinhos reclamam quando não há ensaios das agremiações, nem festa no seu barracão, pois todos se envolvem direta ou indiretamente: a vizinhança, seus filhos, noras, genros, outros parentes e filhos da religião.
  A Ialorixá declara que sua marca no maracatu foi a construção de uma grande sede erguida por ela, a qual funciona como residência e barracão, ocupando um quarteirão do bairro. No local são guardadas centenas de fantasias e adereços do maracatu e do Urso Zé da Pinga - agremiação fundada por ela, Edileuza (sua filha biológica e atual presidente da agremiação), entre outras pessoas. Destaca ainda que foi ela quem introduziu ricas vestimentas no maracatu e que seu filho Chacon “modificou a batida do baque virado”, diferenciando-o dos demais grupos recifenses. Dona Elda é a única Rainha de Maracatu viva, coroada ainda com as bênçãos da Igreja Católica. Aquelas que a precederam foram coradas em cerimônias realizadas dentro do Candomblé.


Fonte: 
SILVA, Claudilene
 Sem elas não haveria carnaval: mulheres do carnaval do Recife/ Claudilene Silva; Ester Monteiro de Souza. - Recife: Fundação de Cultura da Cidade do Recife, 2011. p.62.

2 comentários:

  1. Dona Elda é a rainha de maracatu em mais tempo nesta função. Agor, em 8 de outubro ela completa 40 anos de reinado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Glória Cunha Dona Elda tem um lindo legado. Repleto de histórias!

      Excluir