segunda-feira, 27 de abril de 2015

Prática exitosa, Oficina de Identidade Racial para crianças negras!


Coletivo da Oficina


No intuito de fortalecer a autoestima de nossas crianças negras, foi realizada a oficina de identidade racial, no último sábado (25/04), na Fábrica do Carnaval, no Varadouro, em Olinda, Pernambuco. Contamos com 21 crianças do Alafin Mimi e de outras comunidades próximas. A equipe de apoio montada pelo Afoxé Alafin Oyó se responsabilizou pela inscrição e receptividade das mães e crianças, que ao chegar foram identificadas por meio de crachás. 

Iniciamos a oficina às 9h15, formando uma roda para receber e trocar energias, pedindo e fortalecendo nossa ancestralidade e bem estar coletivo. Em seguida, realizamos o contrato de convivência oral com o grupo, cumprindo e respeitando todos os pontos.
No momento da Leitura-ação, foi trabalhado o “Conto Akuandá”, o qual tem como cenário o ambiente escolar e um terreiro de matriz africana, onde a história se desenvolve a partir do nome da personagem principal, que busca sua identidade e aceitação de suas diferenças. Este momento foi muito rico, pois as crianças de alguma forma já tinham vivenciado ou escutado falar sobre a temática proposta. Após este momento, foi dada a consigna para que ilustrassem as personagens e cenário. Incrível como as crianças expressam suas tristezas e alegrias por meio de desenhos. Fomos à socialização e compreensão do texto e qual o momento foi retratado na história, de acordo com cada desenho. Falas sobre bullying, e discriminação racial foram trazidas pelas crianças.

“Não podemos julgar sem saber!”, falou uma criança de oito anos e a facilitadora no momento complementou: "Correta, julgar sem saber é preconceito!". Ficou muito clara a importância do fortalecimento cotidiano da autoestima de nossas crianças negras. É de suma importância sempre afirmar você é linda(o), o seu cabelo é belo, como você é inteligente e outros adjetivos fortalecedores. De uma forma geral, as crianças sabem identificar as brincadeiras de mau gosto e as repelem. Elas as identificam e classificam como errado.
Momentos das Vivências 

Partimos para o intervalo, que contou com um lanche super saboroso e atrativo para todos os paladares. Após o intervalo, iniciamos a oficina prática, ensinando a colocação de turbantes e dialogando um pouco sobre este adereço. Finalizamos com uma grande roda, repleta de boas energias, sentimentos e novos aprendizados, descarregando energias acumuladas e aplaudindo a todos e todas. Agradecemos de coração ao Afoxé Alafin Oyó, na pessoa de Fabiano Santos, que abraçou a ideia e dispôs material humano e físico para realização deste trabalho. 


Organizadoras


Organizadoras:
Flávia Clemente - Assistente Social e Docente do Departamento de Serviço Social da UFPE; Girlana Diniz - Assistente Social; Rosangela Nascimento - Assistente Pedagógica.

Apoio:

Afoxé Alafin Oyó 
PAC - Pernambuco  Afro Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário