quinta-feira, 24 de outubro de 2013

I X FESTIVAL DE MÚSICA DO ALAFIN

Alafin 
Venha ver quem é!
É o mais lindo
Afoxé
Candomblé na rua...

 Por: Rosangela Nascimento
Fotos do Arquivo do Afoxé - Fotografo Vanderson  Ferreira



Primeiramente, vamos lhes apresentar a entidade responsável pela realização desta grandiosa mostra de música afro pernambucana. 
A Associação Recreativa Carnavalesca Afoxé Alafin Oyó, teve como princípio suas atividades no dia 02 de Março de 1986, no intuito de propagar e manter a  gênese da cultura negra pernambucana. Ícone importantíssimo  da cultura afro, destacando-se pela qualidade e riqueza de seu repertório, um dos cortejos  mais populares durante o período carnavalesco na cidade de Olinda, anualmente arrastando multidões, em trajes vermelho e branco que cantam e dançam ao ritmo ijexá.

RAINHA DA COROA DE XANGÔ  
Alafin Oyó hoje canta, canta com muito amor
A beleza de Oyá rainha da coroa de Xangô
Eis a Deusa da tempestade a pura sedução
Oyá pérola negra domina o vento e o trovão...



Trecho da música de Mirela Cavalcante (Lelinha) 


A militância negra do Afoxé Alafin Oyó, priorizou no decorrer da sua história momentos de formação e reflexão, explorando a criatividade e a ludicidade herdada, momento oportuno para reunir os familiares e agregar novos companheiros/as, então o Festival surgi como uma das principais atividades  para celebrar o Orixá Xangô, o Deus do fogo. Para louvar a um orixá, nada melhor que um bom Cântico! 
O corpo de jurados é composto por personalidades do Movimento Negro.





Na sua trajetória  contou com a participação de grandes interpretes, compositores, educadores/as, amantes da música que com muito carinho e criticidade reescrevem e ilustram a história tais como: Lepê Correia, Gildo Brazafrica, Rivaldo Pessoa, Rogério Silva, Djalma Neves, Soninha, Claudete Ribeiro, Brivaldo José, Aldemir da Hora, Márcio Manjolo, Marquinhos de Pilares, Tassiana Arruda, Adonias Jerônimo , Mirela Cavalcante, Maria das Graças, entre outros/as.
Já a IX Edição do Festival, que vem com o tema do Carnaval de 2014 " ZUMBI, MANDELA, BRIBI HISTÓRIAS DE GRANDES GUERREIROS APRENDI NO ALAFIN", uma ilustre homenagem à três personalidades da cultura negra.  Partindo desta premissa é importante salientar que as músicas desta entidade são mais um suporte pedagógico para atividades em sala de aula, no diálogo reflexivo pautado pela lei 10.639/03. 


Agora que você já sabe um pouco da história do festival, e despertou o desejo em participar, é simples, basta redigir a letra da música e encaminhar para o endereço eletrônico  do afoxé até o dia 25 de outubro do corrente ano. Tome nota e encaminhe já a sua letra para afoxealafinoyo@gmail.com e aguarde a confirmação. O festival acontecerá no dia 29 de Outubro no espaço da Resistência Terça Negra, que se localiza no Pátio de São Pedro Recife-PE.
Concomitantemente acontecerá apresentações.
O Afoxé desenvolve  apresentações ao longo do ano e oficinas de dança, canto e percussão na Fábrica do Carnaval  a partir das 14:00 horas, endereço Av: Joaquim Nabuco Olinda-PE.  

Para maiores informações falar com:
  • Fabiano Santos (81)8712-4512
  • Vanderson Ferreira (81)8316-1453 
ATUALIZADO EM 13 DE JANEIRO DE 2015


O X Festival de 2015 irá acontecer no dia 18 de Janeiro no Mercado da Ribeira, encontra-se com o Tema: Mulheres Negras, homenageando e saldando três Militantes Negras; Inaldete Pinheiro, Lúcia dos Prazeres e Marta Rosa. Também acontecerão as apresentações: 

  • CIA MISTURARTE;
  • BALÉ AFRO RAÍZES;
  • MANUELLA CABELLO KASSA,
  • BANDA AFRO RAIZES DE QUILOMBO

OBS: Inscrições Ate dia 16 de janeiro para todos que deseja escrever músicas para o Carnaval 2015.

Portanto, participe pois neste Quilombo cabe milhares, após ouvir o repicar do agogô o seu coração baterá no compasso da equidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário