sábado, 11 de fevereiro de 2017

As 24 melhores frases de A Cor Púrpura, de Alice Walker

Pernambuco Afro Cultural /Socializando!
A Cor Púrpura, de Alice Walker, conta a história de Celie, uma mulher negra do Sul dos Estados Unidos, que viveu por entre 1900 e 1940. Celie, estuprada pelo pai, casada com um homem que lhe batia (e queria mesmo casar com sua irmã, fugida), se vê diante das agruras que os negros passaram no começo do século: pobreza, falta de educação, ausência do estado, da lei. Pior ainda, dentro deste mundo de homens, era a posição da mulher. Com uma organização própria do universo masculino, patriarcal, as mulheres dentro da sociedade tinham “funções”: cuidar da casa, ser recatada, quase não aparecer na rua. No entanto, dentro destas violências, e somente a partir delas, uma força pode surgir, uma força que se traduz em vontade de viver.
*A grafia utilizada na tradução do livro tenta se aproximar da forma coloquial, buscando retratar o falar cotidiano das pessoas em questões e em alguns casos fugindo da normal culta padrão.
NotaTerapia separou as melhores frases da obra:

Ele me bateu hoje porque disse queu pisquei prum rapaz na igreja. Eu podia tá cum uma coisa no olho, mas eu num pisquei. Eu nem olho prus home. Essa é que é a verdade. Eu olho pras mulher, sim, porque num tenho medo delas.

Todo dia ela lê, ela estuda, ela pratica caligrafia, e tentar fazer a gente pensar. Na maioria dos dia eu tô muito cansada pra pensar. Mas Paciência é o outro nome dela.

Mas eu num sei como brigar. Tudo queu sei fazer é continuar viva.

Que que você faz quando fica com raiva?, ela pergunta.
Eu penso. Eu num consigo me lembrar da última vez que fiquei com raiva, eu digo. Eu custumava ficar com raiva da minha mãe purque ela dava muito trabalho preu fazer. Depois eu vejo que ela tá muito doente. Num pudia mais ficar com raiva dela. Num podia ficar com raiva do meu pai porque ele era meu pai. A Bíblia diz, Honra teu pai e tua mãe num importa o quê. Então, depois de um tempo toda vez queu ficava com raiva, ou começava a ficar com raiva, eu ficava duente. Tinha vontade de vumitar. Era horrível. Então eu cumecei a num sentir mais nada.

Todas as mulher num são igual, Tobias, ela fala. Acredite ou não.
Ah, eu acredito, ela fala.Só que num posso provar pro mundo. É a primeira vez queu penso no mundo.
(…)
Pela primeira vez na minha vida, eu sinto que tô no meu lugar.

Tem branco dimais pra matar, eu falei. A gente é minoria desde o começo. Mas eu espero que a gente acabe com um ou dois, aqui e ali, pelos ano afora, eu falei.

É um milagre como os branco conseguem afligir tanto a gente.

Eu sei o queu tô pensando, eu penso. Nada. E cada vez mais nada se eu conseguir.

São os desenhos na Bíblia que enganam.Os desenhos que ilustram as palavras. Neles, todas as pessoas são brancas e por isso você pensa que todos os personagens da Bíblia também são brancos. Mas os verdadeiros brancos viviam num outro lugar naquela época. É por isso que a Bíblia fala que o cabelo de Jesus Cristo era que nem lã de cordeiro. Lã de cordeiro não é lisa, Celie. Não é nem anelada.

Nós não somos brancos. Não somos europeus. Somos pretos que nem os africanos. E nós e os africanos estaremos trabalhando juntos por um objetivo comum: uma vida melhor para os negros do mundo todo.

“Tempos difíceis” é uma expressão que os ingleses adoram usar, quando falam da África. E é fácil eles esquecerem que os “tempos difíceis”da África ficaram mais difíceis ainda por causa deles mesmos.

Por que é que as pessoas cansadas cantam? Perguntei para Corrine. Estão cansadas demais para fazer qualquer outra coisa, ela disse.

O tempo anda devagar, mas passa depressa.

O problema com nosso povo é que logo que saíram da escravidão eles num quiseram dar mais nada pro branco. Mas o fato é que você tem que dar alguma coisa para eles. Ou seu dinheiro ou sua terra ou sua mulher ou sua bunda.

A incredulidade é uma coisa terrível. Como também é o mal que fazemos aos outros sem saber.

Toda minha vida eu nunca me importei com o que as pessoa pensavam de coisa alguma queu fizesse, falei. Mas no fundo do meu coração eu me importava com Deus. O que ele ia pensar. E  acabei discobrindo que ele num pensa. Só fica sentado lá na glória de ser Deus, eu acho. Mas num é fácil tentar fazer as coisa sem Deus. Mesmo se você sabe que ele num tá lá, tentar fazer sem ele é duro.

Quem você pensa que é? ele falou. Você num pode amaldiçoar ninguém. Olhe pra você. Você é preta, é pobre, é feia. Você é mulher. Vá pro diabo, ele falou. Você num é nada.

Primeiro se constrói uma estrada até onde você guarda suas coisas. Depois as árvores são arrancadas para fazer navios e móveis para o capitão. Depois plantam sua terra com uma coisa que você não pode comer. Depois você é forçado a trabalhar para eles. Isto está acontecendo em toda África.

Mas o sono pra mim foi um estranho essa noite.

Minha pele é escura. Meu nariz é apenas um nariz. Meu lábio é só um lábio. Meu corpo é só um corpo de mulher passando pelas mudança da idade. Nada especial aqui para alguém amar. Nada de cabelos enrolado cor de mel, nada de bunitinho. Nada novo ou jovem. Mas meu coração deve ser novo e jovem pois parece que ele floresce com a vida.

É nessas hora assim que a gente sabe que num foi a gente que fez esse mundo. E todos esses negro falando de amar todo mundo ainda num olharam direito pro que eles pensam que tão falando.

todos nós temo que começar de algum lugar se a gente quer melhorar, e é o nosso próprio ser que a gente tem pra segurar.

E eu num podia entender porque a gente vive se tudo que a vida faz na maior parte do tempo é fazer a gente se sentir mal.

Você faz uma pergunta pra você mesmo e ela leva  você afazer mais quinze. Eu comecei a imaginar por que a gente precisa de amor. Por que a gente sofre. Por que a gente é preto. Por que tem homem e tem mulher. De onde as criança vem mesmo.Num demorou muito pra discobrir que quase num sabia nada.E se você pergunta por que você é preto ou é um homem ou uma mulher ou uma moita isso num quer dizer nada se você num pergunta por que é que você tá aqui, pronto.

Edição: José Olympio, 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário