terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Pérolas de Carolina - Frases e reflexõ

Pérolas de Carolina - Frases e reflexões



"Em 1958, o repórter Audálio Dantas estava na favela do Canindé, em São Paulo, preparando uma reportagem sobre um parque infantil para o extinto jornal Folha da Noite, quando se deparou com uma mulher negra de 43 anos que gritava: “Onde já se viu uma coisa dessas, uns homens grandes tomando brinquedo de criança! Deixe estar que eu vou botar vocês todos no meu livro!”  Curioso, como todo bom jornalista, Audálio foi atrás dela e descobriu uma escritora: Carolina Maria de Jesus, que ficaria conhecida mundialmente por Quarto de Despejo, um clássico de nossa literatura, traduzido em 13 idiomas."
O livro “Quarto de despejo” antecipou o gênero “depoimento” e “testemunho”. Os diários de Carolina e seus depoimentos vão além  do desejo de mostrar a vida alheia, mas coloca a nu um ambiente muito diverso daquele habitual dos seus leitores, coloca a nu aquelas pessoas habitantes da favela e torna audível a voz de quem sofre as mazelas da pobreza e vive às margens da sociedade, fazendo crescer dessa forma a curiosidade e o interesse por adentrar aquela realidade. Os escritos de Carolina revelam sua personalidade forte, engajada e seu olhar para dentro e ao mesmo tempo para o todo do lado de fora, a sua visão de mundo e das pessoas, dos seus sentimentos, mostram suas reflexões profundas sobre a realidade do pobre, a questão social, a política, o sentido da escrita, a miséria, a busca de um mundo justo. Ler Carolina é encantar-se com a descoberta da personalidade brilhante de uma mulher pobre e negra, com pouco estudo, mas que carregava em si um espírito visionário e pleno de sabedoria.
Seus escritos são verdadeiras pérolas cintilantes de alma grandiosa!
Frases e reflexões
"Não digam que fui rebotalho,
que vivi à margem da vida.
Digam que eu procurava trabalho,
mas fui sempre preterida.
Digam ao povo brasileiro
que meu sonho era ser escritora,
mas eu não tinha dinheiro
para pagar uma editora."

"(…) em 1948, quando começaram a demolir as casas térreas para construir os edifícios, nós, os pobres que residíamos nas habitações coletivas, fomos despejados e ficamos residindo debaixo das pontes. É por isso que eu denomino que a favela é o quarto de despejo de uma cidade. Nós, os pobres, somos os trastes velhos."
“…. Quando um político diz nos seus discursos que está ao lado do povo, que visa incluir-se na política para melhorar as nossas condições de vida pedindo o nosso voto prometendo congelar os preços, já está ciente que abordando este grave problema ele vence nas urnas. Depois divorcia-se do povo. Olha o povo com os olhos semicerrados. Com um orgulho que fere a nossa sensibilidade."
“Quando eu levava feijão pensava: hoje eu estou parecendo gente bem, vou cozinhar feijão. Parece até um sonho!”
“Quando eu vou na cidade tenho a impressão de que estou no paraíso. Acho sublime ver aquelas mulheres e crianças tão bem vestidas. Tão diferentes da favela. As casas com seus vasos de flores e cores variadas.Aquelas paisagens há de encantar os visitantes de São Paulo, que ignoram que a cidade mais afamada da América do Sul está enferma. Com as suas ulceras. As favelas.”
“Eu já estou tão habituada a ver brigas que já não impressiono. Despertei com um bate-fundo perto da janela. Era a Ida e a Amália.A briga começou lá na Leila. Elas não respeitam nem a extinta. O Joaquim interviu pedindo para respeitar o corpo. Elas foram brigar na rua.”
“…. Nas favelas, as jovens de 15 anos permanecem até agora que elas querem. Mescla-se com as meretrizes, contam suas aventuras [...] Há os que trabalham. E há os que levam a vida a torto e a direito.As pessoas de mais idade trabalham, os jovens é que renegam o trabalho. Tem as mães, que catam frutas e legumes nas feiras. Tem as igrejas que dá pão.”
“Escrevo a miséria e a vida infausta dos favelados. Eu era revoltada, não acreditava em ninguém. Odiava os políticos e os patrões, porque o meu sonho era escrever e o pobre não pode ter ideal nobre. Eu sabia que ia angariar inimigos, porque ninguém está habituado a esse tipo de literatura. Seja o que Deus quiser. Eu escrevi a realidade.”
“…. Há existir alguém que lendo o que eu escrevo dirá… isto é mentira! Mas, as misérias são reais.”
“De manhã o padre veio dizer missa. Ontem ele veio com o carro capela e disse aos favelados que eles precisam ter filhos. Penso: porque há de ser o pobre quem há de ter filhos ¬ se filhos de pobre tem que ser operário? (…) Para o senhor vigário, os filhos de pobre criam só com pão. Não vestem e não calçam.”
“ Os meus filhos estão defendendo-me. Vocês são incultas, não pode compreender. Vou escrever um livro referente a favela. Hei de citar tudo que aqui se passa. E tudo que vocês me fazem. Eu quero escrever o livro, e vocês com estas cenas desagradáveis me fornece os argumentos.”
“O assassinato de Kennedy é descendente de Herodes e neto de Caim. Kennedy era o sol dos Estados Unidos. O sol que se apagou. Um homem que era digno de viver séculos e séculos.”
“Antigamente o que oprimia o homem era a palavra calvário; hoje é salário.”
“O maior espetáculo do pobre da atualidade é comer.”
“As crianças ricas brincam nos jardins com seus brinquedos prediletos. E as crianças pobres acompanham as mães a pedirem esmolas pelas ruas. Que desigualdades trágicas e que brincadeira do destino.”
“A amizade do analfabeto é sincera. E o ódio também.”
“Eu sou negra, a fome é amarela e dói muito.”
“A favela é o deposito dos incultos que não sabem contar nem o dinheiro da esmola.”
“Quem inventou a fome são os que comem.”
“Quem não tem amigo, mas tem um livro, tem uma estrada.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário