domingo, 1 de setembro de 2013

"NOITE DE SAMBA REGGAE"

CASA DO TOCADOR!



" ... Não tem nada de iluminado no ato de se encolher, pois os outros se sentirão inseguros ao seu redor. Nascemos para manifestar a glória do Espírito que está dentro de nós. E a medida que deixamos nossa luz brilhar, damos permissão para os outros fazerem o mesmo. À medida que libertamos nosso medo, nossa presença libera outros".
Nelson Mandela 


Por: Rosangela Nascimento



A luz dos tocadores/as e a plena manifestação do espírito musical, neste último domingo,  do dia trinta e um de Agosto do corrente ano. Com brilho e leveza a noite foi conduzida de muito axé, amigos e amigas se confraternizando, ao som dos tabores do Grupo Afro Ara Ylê, que tem movimentado os últimos sábados no Alto da Sé no Espaço da Gres Preto Velho ao ritmo do Samba Reggae que é o carro chefe e um compassado Ijexá. 

A gestora do evento Paula Santos avalia este momento muito importante para a música, afro e para o Movimento de Samba Reggae em Pernambuco, pois a cada dia este tem se tornado mais popular e atraindo novos admiradores do ritmo, e afirma que o espaço é aberto para outros grupos que queriam mostrar seus trabalhos. 

A Noite de Samba Reggae contou com nomes de referência tais como: Roberto Santos que é um dos cantores de música Afro Pernambucana, atualmente desenvolve suas atividades musicais no respeitoso Afoxé Ara Odé que é considerado o mais antigo. André Mulatinho atual vocalista do Afoxé Alafin Oyó e do Grupo Afro Axé de Kilú, Marquinhos de Pilares do Grupo Afro Senzala e Vocalista da Escola de Samba Preto Velho, e o talentoso jovem percussionista Lucas dos Prazeres, com gestos e sorrisos para todo lado, cantou, dançou e brincou com os amigos, este que vivenciou e vivência a história do Samba Reggae, por meio do Grupo Raízes de Quilombo pioneiro no seguimento Samba Reggae.  

Também marcou presença a família Santana que festejou o aniversário de uma das matriarcas da família e do seu filho Diogo Soares,  Diretor de percussão do Grupo Ara Ilê e Percussionista da Banda Suprema Corte. 

Já deu para sentir um pouquinho o clima! Ara Ylê - Casa do Tocador, grupo composto por jovens negros e negras com o sonho de mostrar sua arte e denúncias sociais, assim caminhando pelo universo da música, pelo som do tambor! O grupo vem realizando oficinas todos os domingos na Praça do Carmo em frente a FOCCA - Faculdade de Olinda, a partir das 14:00 horas, como  Projeto Afro Pedagógico, ofertando oficinas de percussão e dança, tudo isto no preparo para o Carnaval 2014 que vem com o Tema: Liberdade e Democracia, Para que todas as raças vivam em Equidade. Agenda aí a próxima Noite de Samba Reggae será no dia 28 de Dezembro. 














Nenhum comentário:

Postar um comentário